É fato que o Whatsapp já virou uma ferramenta de comunicação rápida, diária e necessária. Além dos chats individuais, os grupos diversos que você cria ou que colocam você acabam facilitando e segmentando, mas também, atrapalham e irritam.

Por ser uma mídia quase que instantânea, as cobranças acabam obrigando você a se mostrar disponível e de pronto atendimento, o que torna chato e às vezes até desconfortante. Segundo a autora Lígia Marques especialista em Etiqueta e Marketing Pessoal ela ensina:

“Não é porque você viu, que precisa responder imediatamente. As pessoas precisam entender que nem sempre é possível responder a uma mensagem de imediato. Visualizá-la não obriga uma resposta. A pessoa pode estar num momento em que não há como digitar, pode querer pensar um pouco mais numa resposta mais adequada, pode ter que consultar outra pessoa sobre o assunto. Há inúmeras possibilidades que podem impedir a resposta, inclusive não querer responder!”

Ela também dá dica de colocar no status, mensagens como “respondo assim que possível”, deixando claro que no momento não há uma possibilidade de resposta imediata. Adicionando, acredito que no caso de uma urgência a ligação é sempre a melhor saída, caso não atenda depois da segunda tentativa, envie uma mensagem e aguarde. Bom senso, sempre é bem-vindo.

Porém, no quesito grupos, a etiqueta de como se comportar tem falhado e causado muito desconforto, principalmente nos Grupos Profissional. Então, pensando e passando por isso, realizei algumas pesquisas e separei 11 dicas de etiqueta de como você deve se portar em um Grupo Profissional.

1. Assuntos pessoais (importantíssimo)
Pense duas vezes antes de enviar uma mensagem no grupo. Se o assunto não interessar ao menos um terço do grupo, opte por conversas individuais. Inclusive desejos de feliz aniversário, evite-as e envie para o chat individual da pessoa. Quem precisa receber os parabéns é a pessoa e não o grupo, partindo da premissa que antes do WhatsApp você ligava para o aniversariante e não para um grupo profissional.

2. Charadas / Correntes / Fotos fofinhas / Bom Dia, Bom Noite… / Orações / Motivacionais / Piadas
Extremamente desnecessário para grupos com propósitos comerciais e profissionais. Então, evite, na verdade, não envie esses tipos de mensagens e imagens por diversos motivos, inclusive para ganhar tempo e espaço no celular. Mesmo que seja um sinal de educação, religião, motivação recebe-las, frequentemente torna-se inconveniente, até porque você não tem somente um grupo e este não foi destinado para tais fins. Imagina receber todo dia essas mesmas mensagens e de vários grupos. Desnecessário e se torna banal, perdendo assim o efeito. Envie-as estrategicamente e faça-o em grupos informais, familiares e de amigos.

3. Excessos de vídeos
Haja plano de internet móvel para ver todos os vídeos enviados pelas pessoas que enviam esse tipo de conteúdo o dia todo. A não ser que seja de importância relativo ao grupo ou guarde-os para enviar aos seus grupos informais, familiares e de amigos.

4. Evite mensagens em horários inconvenientes
Não é nada agradável ser acordado pelo toque do WhatsApp, ainda mais quando se trata de uma mensagem sem qualquer importância. Evite mandar mensagens muito cedo ou muito tarde ao menos que seja algo importante.

5. Áudios em excesso
As mensagens de voz se tornaram um grande atalho para as conversas, mas sempre há aquele usuário que usa e abusa do recurso. Não é nada conveniente apertar o play e ser surpreendido por um áudio constrangedor em meio a uma multidão de pessoas.  Além disso, haja paciência e memória para a todo momento carregar o arquivo e encostar o aparelho no ouvido para escutá-lo. Use-o com moderação.

6. Frases picadas
Evite frases picadas, ou seja, enviar palavra por palavra. Pode parecer um detalhe bobo, mas a cada mensagem, o remetente recebe uma notificação, o que incomoda bastante. Escreva o que gostaria de falar de uma vez.

7. CAPS LOCK
NÃO É MUITO AGRADÁVEL LER TEXTOS EM LETRA MAIÚSCULA. Evite usar o Caps Lock, ao menos que realmente queira enfatizar algo ou gritar com alguém.

8. Cobrança de respostas
Ainda que o WhatsApp dedure as pessoas que leram a sua mensagem, não é agradável ou elegante ser cobrado por uma resposta. Nem sempre a pessoa que está online está disponível para te atender/responder.

9. Efeito narcisista
Não envie selfies para Grupos Profissionais, guarde-os para enviar aos seus grupos informais, familiares e de amigos.

10. Convites inesperados
Adicionar um amigo em um grupo sem avisá-lo pode não ser uma boa ideia. Você pode deixá-lo em uma posição constrangedora. Afinal, quem garante que ele realmente quer participar desse bate-papo?  Convide-o antes no chat individual.

11. Outros detalhes
Fotos fortes como de acidentes, pessoas e animais feridos ou mortes, são de extrema deselegância e desnecessárias. Não se esqueça de que elas são de tragédias, não há motivo para compartilhar.

Ou seja, use o WhatsApp  com moderação, inteligência e bom senso em cada grupo que você faz parte, principalmente nos Profissionais. Queremos produtividade, desta forma, evitamos perdas de informações relevantes dentre as dezenas de mensagens desnecessárias compartilhadas, tornando assim o Grupo com valor e objetivo, ganhando tempo e não o perdendo.

A etiqueta e o usuário agradecem!

RL


Fontes de Pesquisa: Scribd / Blog do Bg / Gazeta Online / Extra Globo

 

Voltar